quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ler entrada de dados via teclado - I

Olá galera,

Antes de apresentar o código, gostaria de falar um pouco sobre algo que um programador java sempre terá que conhecer e muito bem. São facilidades que o java disponibiliza para que você, programador, possa desenvolver suas aplicações. Para algumas pessoas isso é uma tortura. 

Assim como qualquer linguagem, java dispõe de um conjunto de bibliotecas com a finalidade de auxiliar o desenvolvedor. É obrigação sua aprendê-las, pois é tão importante quanto a codificação de seus programas. As principais são duas: java.io e java.awt: a primeira é voltada para operações de entrada e saída (I/O), a segunda para interface gráfica. conheça as oito nessa página da ufrgs.

Estanto ciente dessas bibliotecas esta na hora de colocá-las em seu código: Apresento a vocês uma das formas de ler dados via teclado.

Primeiro importamos as bibliotecas necessárias. Podemos observar no código abaixo que todas as funcionalidades que vamos usar está dentro da biblioteca java.io*.


package estruturasBasicas;

/*classes da biblioteca java.io* a serem utilizadas na aplicação*/

import java.io.BufferedReader;
import java.io.IOException;
import java.io.InputStreamReader;

public class LerEntradasTeclado {

    public static void main(String[] args) throws IOException {
        BufferedReader ler = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in));  
//com BufferedReader criamos um objeto, enquanto que inputStreamReader decodifica os bytes de entrada para reconhecimento da String.
        String entrada;
        entrada = ler.readLine(); // função para ler dados até que o usuário tecle enter
        System.out.println("você digitou isso: " + entrada); //mostra o resultado
    }

}

BufferedReader: essa classe prover ao usuário uma eficiente forma de ler dados na forma de caracter, vetor de strings e linhas. Podendo ter um tamanho definido pelo usuário ou por default será do tamanho da string lida.
 
IOException: aqui temos uma classe para fazer tratamentos de exceções. Como assim? São situações em que iremos identificar erros, onde esses erros, devem ser tratados da melhor forma possível, evitando com isso, operações não permissíveis. Para isso temos as seguintes blocos:

  • try  é usado para indicar o bloco de código que possivelmente ocorrerá uma exceção.
  • catch serve para que possamos manipular as exceções, ou seja, tratá-las.
veja em maiores detalhes aqui
   
InputStreamReader: é responsável pela conexão do fluxo de dados, ou seja, ler um conjunto de bytes e os decodifica em caracteres por meio de uma função específica.

Era isso pessoal, espero que tenha compreendido, qualquer dúvida entre em contato.

obs: Conheça as outras 6 bibliotecas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FEEDS - Caelum